As crianças apresentam características
fisiológicas próprias da sua fase de crescimento, com implicações através das atividades
motoras. Nessa fase, as atividades motoras são estímulos para o crescimento e desenvolvimento
quando adequadamente praticadas, pois os esforços físicos exagerados podem
provocar danos na estrutura corporal destas
crianças.
Cada faixa etária tem suas características de
crescimento e desenvolvimento, além das diferenças individuais, significando
que crianças com mesma idade cronológica ou biológica podem ter capacidades
diferentes. Após os 8 anos de idade, por exemplo, a criança começa a apresentar
alternâncias no desenvolvimento de órgãos e sistemas. O crescimento ósseo, se
alterna com o crescimento da musculatura esquelética, resultando numa
desproporção esquelético-muscular. Nessa etapa, a musculatura sofre um atraso
em relação ao esqueleto. Esse fato é muito importante para a coluna vertebral,
pois a musculatura não apresenta as mesmas condições de proteção para vértebras
e discos inter-vertebrais, o que a torna mais suscetível a lesões.
Sendo assim, as diferentes taxas de crescimento
ósseo, com consequentes mudanças nas proporções corporais, fazem com que o
crescimento provoque mudanças na postura. Portanto, atividades motoras que
exigem e desgastam a estrutura de apoio, provocam, num organismo em
crescimento, danos imediatos e futuros, devendo ser evitadas. Para um desenvolvimento adequado, a
estrutura corporal necessita de atividades motoras apropriadas para a prevenção
para que não provoque alterações na postura.
A
prática de atividades motoras gera adaptações de ordem morfológica (massa
muscular) e funcional (metabolismo de energia). Estímulos adequados resultam em melhorias na aptidão
física e na capacidade de desempenho, desde que sejam relacionados ao interesse
de cada faixa etária, respeitando a fase de desenvolvimento fisiológico. Deste
modo, a atividade física para crianças é fundamental e está diretamente
associada a uma melhor saúde e qualidade de vida.
Referência
Bibliográfica:
http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002249/224987por.pdf
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