TERCEIRA INFÂNCIA


HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR




O início dos estudos do desenvolvimento motor deu-se através da maturação. Em meados das década de 1920 e 1930, Arnold Gesell e Myrtle McGraw, definiram que o desenvolvimento é um conjunto de funções biológicas que decorrente a esse fator, ao longo do crescimento, o ser humano irá desenvolver outras habilidades. Entretanto, outros estudiosos da época defendiam a tese que, as habilidades seriam influenciadas pelo meio em que se vive.
Com o passar dos anos, várias pesquisas foram aprimoradas, através de estudos e observações das crianças, desde o os primeiros movimentos na fase inicial infantil até o início da pré-adolescência. A análise era feita com base na taxa de aquisição das habilidades em paralelo com a sequência de como tais ações eram ocorridas. Após esse período, a teórica Monica Wilde começou a realizar estudos sobre o comportamento das crianças ao realizarem um arremesso, quando já estão na fase escolar. Em contrapartida, Whiting e Wade (1986) afirmam que o estudo da aquisição da habilidade motora na criança foi obscurecido entre as décadas de 1960 e 1970 por causa da tentativa dos estudiosos do movimento humano em estabelecer uma teoria básica da ação correlacionada com a aprendizagem motora, controle e coordenação. Para eles, até meados de 1970 não existia, de fato, tentativas de construir teorias relacionadas ao desenvolvimento motor. De certa maneira, isto ocorreu por conta das tentativas de cientistas da aprendizagem motor em propor suas próprias posições teóricas
Na década de 1980, grandes pesquisadores como Anna Espenschade, Ruth Glassow e G. Lawrence agregaram muito valor à psicologia do desenvolvimento motor, pois aprofundaram seus estudos na aquisição de habilidades motoras, também na fase escolar, com enfoque nas hereditariedades.
Contudo, até os dias atuais vários estudos de aperfeiçoamento na análise e criação de métodos ainda são realizados. Um dos principais métodos que ainda são utilizados são as três formas: longitudinal, transversal e longitudinal misto. Portanto, o foco é na análise do processo na qual as habilidades são formadas, além do uso de algumas técnicas realizadas paralelamente.

Referência Bibliográfica:
GALLAHUE, L. David & OZMUN, C. John & GOODWAY, D. Jacqueline. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. IN: SALES, R. Denise & PETERSEN, D. S. Ricardo. Porto Alegre, 7ª edição, 23 - 27, 2013.
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Autor: Christopher

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