TERCEIRA INFÂNCIA


O QUE É A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO? APRESENTAÇÃO DO BLOG

A Psicologia do Desenvolvimento, é uma área da psicologia que procura estudar as potencialidades e responder a respeito das transformações que o ser humano sofre no decorrer da vida, desde o útero materno até a velhice. Procura compreender as sequências de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e as mudanças que acontecem durante o ciclo vital e cada fase deste ciclo.

Paul B. Baltes, cita, segundo estudos, princípios essenciais para o desenvolvimento do ciclo vital:

ð  O desenvolvimento é vitalício: O que a pessoa vive é consequência do que viveu antes.
ð  O desenvolvimento depende da história e do contexto: a pessoa influencia as realidades e o ambiente que vive e recebe influência deles também.
ð  O desenvolvimento e multidimensional e multidirecional: As crianças ganham no crescimento e em inteligência. No adulto, modifica um pouco, ele ganha em algumas habilidades como o conhecimento de novas palavras, enquanto que outras vão diminuindo como a perícia de resolver problemas.
ð  O desenvolvimento flexível ou plasticidade: é a destreza para mudanças das habilidades. Ninguém é totalmente flexível, e há algumas áreas que podem ser treinadas como a memória e a persistência.

Existem três aspectos do desenvolvimento que embora necessitem de explicações isoladas estão interligados, um influencia o outro e um também depende do outro, que são:

ð  Aspecto físico: são alterações do corpo e do cérebro, sensações, coordenação motora e a saúde.
ð  Aspecto cognitivo: envolvem a inteligência, criatividade, linguagem, pensamentos.
ð  Aspecto psicossocial: envolvem a mudança e a estabilidade na personalidade e nos relacionamentos sociais.

Influências Contextuais interferem no desenvolvimento:
                                            
ð  Família: Família nuclear onde os pais e filhos (biológicos ou adotados) trabalhavam juntos na agricultura e os pais educavam seus filhos. No séc. XX os pais trabalham, têm um nível cultural maior, com poucos filhos e na maior parte do tempo, os filhos ficavam na escola. A família está se transformando e contam hoje com pais divorciados, padrastos, madrastas, meio irmão, etc.
                           
ð  A condição socioeconômica: Fatores que também influenciam para o desenvolvimento são: locais de moradia (bairro), educação escolar, assistência médica, oportunidades que são dadas às pessoas.

ð  Cultura e Etnicidade: Cultura é um estilo de vida de um grupo que passa de pai para filho e gera comportamentos (costumes, tradições, crenças, valores, idioma e produtos materiais, desde ferramentas até obras de arte). Etnia, são grupos de pessoas que têm em comum descendência, raça, religião, crença, valores, língua e/ou nacionalidade. Estas diversidades influenciam no modo de ser das pessoas.

ð  Influências Normativas: quando os acontecimentos são comuns e esperados como aposentadoria, educação escolar, paternidade, maternidade, menopausa, menstruação, etc. Não normativas: se dá com acontecimentos que não são comuns como: acidente, perda de filho, promoção, ganhou num sorteio, etc. Tudo isto transforma comportamentos do ser humano.
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Autor: Christopher

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