A Psicologia do Desenvolvimento, é
uma área da psicologia que procura estudar as potencialidades e responder a
respeito das transformações que o ser humano sofre no decorrer da vida, desde o
útero materno até a velhice. Procura compreender as
sequências de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e as mudanças que
acontecem durante o ciclo vital e cada fase deste ciclo.
Paul
B. Baltes, cita, segundo estudos, princípios essenciais para o desenvolvimento
do ciclo vital:
ð O desenvolvimento é vitalício: O que
a pessoa vive é consequência do que viveu antes.
ð O desenvolvimento depende da história e do
contexto: a pessoa influencia as realidades e o ambiente que vive e
recebe influência deles também.
ð O desenvolvimento e multidimensional e
multidirecional: As crianças ganham no crescimento e em
inteligência. No adulto, modifica um pouco, ele ganha em algumas habilidades
como o conhecimento de novas palavras, enquanto que outras vão diminuindo como
a perícia de resolver problemas.
ð O desenvolvimento flexível ou plasticidade: é a
destreza para mudanças das habilidades. Ninguém é totalmente flexível, e há
algumas áreas que podem ser treinadas como a memória e a persistência.
Existem
três aspectos do desenvolvimento que embora necessitem de explicações isoladas
estão interligados, um influencia o outro e um também depende do outro, que
são:
ð Aspecto
físico: são alterações do corpo e do cérebro, sensações, coordenação motora e a
saúde.
ð Aspecto
cognitivo: envolvem a inteligência, criatividade, linguagem, pensamentos.
ð Aspecto
psicossocial: envolvem a mudança e a estabilidade na personalidade e nos
relacionamentos sociais.
Influências
Contextuais interferem no desenvolvimento:
ð Família:
Família nuclear onde os pais e filhos
(biológicos ou adotados) trabalhavam juntos na agricultura e os pais educavam
seus filhos. No séc. XX os pais trabalham, têm um nível cultural maior, com
poucos filhos e na maior parte do tempo, os filhos ficavam na escola. A família
está se transformando e contam hoje com pais divorciados, padrastos, madrastas,
meio irmão, etc.
ð A condição socioeconômica: Fatores que também
influenciam para o desenvolvimento são: locais de moradia (bairro), educação
escolar, assistência médica, oportunidades que são dadas às pessoas.
ð Cultura e Etnicidade: Cultura é um estilo de vida de
um grupo que passa de pai para filho e gera comportamentos (costumes,
tradições, crenças, valores, idioma e produtos materiais, desde ferramentas até
obras de arte). Etnia, são
grupos de pessoas que têm em comum descendência, raça, religião, crença,
valores, língua e/ou nacionalidade. Estas diversidades influenciam no modo de
ser das pessoas.
ð Influências
Normativas: quando os acontecimentos são comuns e esperados como aposentadoria,
educação escolar, paternidade, maternidade, menopausa, menstruação, etc. Não
normativas: se dá com acontecimentos que não são comuns como: acidente, perda
de filho, promoção, ganhou num sorteio, etc. Tudo isto transforma
comportamentos do ser humano.
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