A sociedade vem ao longo do tempo, passando por diversas
transformações nos aspectos econômico, cultural, social e político, o que
resulta na mudança de valores, estilo de vida, cultura, crenças e interesses. Desde
então, surgiu uma sociedade complexa e que carrega diferentes vivências que
colaboram para a redefinição da infância sob várias perspectivas,
principalmente para o seu desenvolvimento. No
decorrer da história da humanidade, os pensamentos sociais em relação à criança
foram mudando, por consequência, a criança passou a ter um lugar específico na
sociedade, um lugar próprio, porém a mesma sociedade que atentou para a
infância e a fez tornar-se legítima também a fez sujeitar-se a pressões. Sociedade, que cada vez mais é fortemente
influenciada pelos produtos da modernidade que contribuem para tal fato.
Os diversos produtos da modernidade (a
televisão, a internet, a mídia, etc.), influenciam a vida das crianças, e fica
perceptível que cada vez mais, os meninos e as meninas, usam as mesmas roupas
dos adultos, têm os mesmos desejos, participam das mesmas festas, usam a mesma
linguagem, vêm os mesmos
programas de televisão, leem as mesmas revistas, usam os mesmos acessórios, e se
comportam como os adultos.
A família e a escola hoje não são mais capazes de controlar tudo o
que a criança vê, ouve e descobre. Nesse caminhar, tanto a escola quanto a
família, já “não são tão importantes” como instituições que apresentam “o mundo”
às crianças, que as ajudam a fazerem descobertas. A influência social ganha
mais espaço e as novas tecnologias induzem cada vez mais as suas atitudes, e elas
entram “no mundo dos adultos”, porém, nem sempre de maneira positiva. Sob estes aspectos, Postman diz que, para
onde quer que a gente olhe, é visível que o comportamento, a linguagem, as
atitudes e os desejos – mesmo a aparência física de adultos e crianças se
tornam cada vez mais indistinguíveis (POSTMAN, 1999, p.18).
Todas essas mudanças vieram com a globalização que em todo o tempo e principalmente na
era contemporânea, onde ela ganha mais força, deixa marcas na sociedade de
forma geral. As crianças, como fazem parte dessa sociedade também são
instigadas e formadas num contexto de homogeneização,
onde a sociedade produz a ideia de posse, e que é mais importante ter e ser, e
tudo isso fica impregnado nas crianças de todos níveis sociais.
Referência Bibliográfica:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewArticle/2327 http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%202009%201/226%20.pdf https://books.google.com.br/books?id=R6xIAgAAQBAJ&pg=PR2&lpg=PR3&ots=b-_KjWPVT6&focus=viewport&dq=influencia+da+sociedade+no+desenvolvimento+motor&lr=&hl=ptBR#v=onepage&q=influencia%20da%20sociedade%20no%20desenvolvimento%20motor&f=false
Referência Bibliográfica:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewArticle/2327 http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%202009%201/226%20.pdf https://books.google.com.br/books?id=R6xIAgAAQBAJ&pg=PR2&lpg=PR3&ots=b-_KjWPVT6&focus=viewport&dq=influencia+da+sociedade+no+desenvolvimento+motor&lr=&hl=ptBR#v=onepage&q=influencia%20da%20sociedade%20no%20desenvolvimento%20motor&f=false
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