TERCEIRA INFÂNCIA


A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS




A sociedade vem ao longo do tempo, passando por diversas transformações nos aspectos econômico, cultural, social e político, o que resulta na mudança de valores, estilo de vida, cultura, crenças e interesses. Desde então, surgiu uma sociedade complexa e que carrega diferentes vivências que colaboram para a redefinição da infância sob várias perspectivas, principalmente para o seu desenvolvimento. No decorrer da história da humanidade, os pensamentos sociais em relação à criança foram mudando, por consequência, a criança passou a ter um lugar específico na sociedade, um lugar próprio, porém a mesma sociedade que atentou para a infância e a fez tornar-se legítima também a fez sujeitar-se a pressões.  Sociedade, que cada vez mais é fortemente influenciada pelos produtos da modernidade que contribuem para tal fato.  
Os diversos produtos da modernidade (a televisão, a internet, a mídia, etc.), influenciam a vida das crianças, e fica perceptível que cada vez mais, os meninos e as meninas, usam as mesmas roupas dos adultos, têm os mesmos desejos, participam das mesmas festas, usam a mesma linguagem, vêm os mesmos programas de televisão, leem as mesmas revistas, usam os mesmos acessórios, e se comportam como os adultos.
A família e a escola hoje não são mais capazes de controlar tudo o que a criança vê, ouve e descobre. Nesse caminhar, tanto a escola quanto a família, já “não são tão importantes” como instituições que apresentam “o mundo” às crianças, que as ajudam a fazerem descobertas. A influência social ganha mais espaço e as novas tecnologias induzem cada vez mais as suas atitudes, e elas entram “no mundo dos adultos”, porém, nem sempre de maneira positiva. Sob estes aspectos, Postman diz que, para onde quer que a gente olhe, é visível que o comportamento, a linguagem, as atitudes e os desejos – mesmo a aparência física de adultos e crianças se tornam cada vez mais indistinguíveis (POSTMAN, 1999, p.18).
Todas essas mudanças vieram com a globalização que em todo o tempo e principalmente na era contemporânea, onde ela ganha mais força, deixa marcas na sociedade de forma geral. As crianças, como fazem parte dessa sociedade também são instigadas e formadas num contexto de homogeneização, onde a sociedade produz a ideia de posse, e que é mais importante ter e ser, e tudo isso fica impregnado nas crianças de todos níveis sociais.

Referência Bibliográfica:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewArticle/2327 http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%202009%201/226%20.pdf https://books.google.com.br/books?id=R6xIAgAAQBAJ&pg=PR2&lpg=PR3&ots=b-_KjWPVT6&focus=viewport&dq=influencia+da+sociedade+no+desenvolvimento+motor&lr=&hl=ptBR#v=onepage&q=influencia%20da%20sociedade%20no%20desenvolvimento%20motor&f=false
Compartilhar no Google Plus

Autor: Christopher

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário